sexta-feira, 23 de março de 2012

A380 de novo no Brasil, talvez para voltar e ficar.

 

O Superjumbo Airbus A380 voltou ao Brasil na última quarta feira(22/03). O pouso ocorreu as 00h02 de quarta para quinta, no Aeroporto de Guarulhos, vindo de Toulouse, sob callsign AIB302, procedente de Toulouse, operado pelo F-WWDD.


O avião passou o dia 23 em São Paulo, e fez um voo de demonstração de uma hora, que incluiu um toque e arremetida em viracopos.
 
 
No dia 24, o A380 seguiu para o Galeão, onde fez alguns testes solo, como acoplamento de Fingers, e simulação de carregamento. Depois partiu para São Paulo,com escala em campinas, que incluia um pouso e para de 1h em Viracopos., antes de voltar a guarulhos.
No dia 24, o A380 deixa São paulo com destino a FIDAE, em Santiago, onde fica até o dia 29. Antes de voltar a França, o avião ainda realiza uma visita a Buenos Aires.
Essa visita foi feita para realizar testes de desempenho do avião no brasil, ou seja, se os aeroportos brasileiros tem capacidade de receber um avião dese porte. os testes se concentraram em São paulo(inclusive, o avião realizou pousos em viracopos pois esse aeroporto é a principal alternativa quando Guarulhos fechar), que é o principal foco do A380 no Brasil. Emirates, Air France, Lufthansa e Qatar Airways já demonstraram interesse em colocar o avião em seus voos de São paulo para, respectivamente, Dubai, Paris/CDG, Frankfurt e Doha. A Emirates inclusive, chegou a fazer uma solicitação junto a ANAC para colocar o A380 em seu voo no final do ano passado, que ainda está em negociação. As operações ainda não acontecem pois o Aeroporto de Guarulhos ainda não tem capacidade de receber um avião desse porte junto com seu tráfego normal. mesmo com as obras de adequação que estão sendo realizadas no Aeroporto, a operação ainda é demais para o Aeroporto. A QATAR Airways chegou a afirmar que Guarulhos é incompatível com o A380. Tais operações só devem ser iniciadas após a inauguração do terminal 3, que se não atrasar mais, deve ter sua primeira fase concluída até 2014.
Mas a (literalmente) grande novidade da visita, ficou por conta de um anúncio da Airbus, que confirmou que a LATAM Airlines, empresa resultante da fusão LAN-TAM tem forte interesse na aquisição de jatos A380. Segundo o vice-diretor da Airbus na América latina, a LATAM estuda fortemente o avião. Onde eles vão enfiar o avião e ele vier mesmo?
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário